Proteção Solar para Pele Negra, Mitos e Verdades!

Proteção Solar para a Pele Negra

pele negra mitos e verdades

Chegamos a estação mais aguardada do ano, o verão! Para colocar nossas pernocas de fora, usar aquele vestidinho MA-RA que estava guardado, aquela sandália que amamos e principalmente tirar o filtro solar que estava esquecido no armário do banheiro! Ops!!! Filtro solar? Sim eu disse filtro solar!

Nesta época do ano o item essencial que deve andar na nossa bolsa, necessaire, porta-luvas do carro é o filtro solar. Ele deve ser aquele item must have da nossa necessaire.

Nesta época do ano, sofremos uma maior incidência direta dos raios UVA, UVB e UVC. Eles são os famosos raios ultravioleta que, se tiveram uma exposição prolongada na nossa pele pode ter efeito prejudicial. Esses trios são os grandes responsáveis por diversos males como o câncer de pele.

Todos ouvimos nas propagandas, seja nas rádios, na TV, no jornal, internet , que peles de tom clarinhas devem sempre usar protetor solar. A mídia na maioria das vezes dá a entender que os protetores solares são essenciais para os tipos de pele mais claros, mas pouco se fala em proteção solar para a pele negra.

3

Sim!!! A pele negra, apesar de ser mais resistentes do que os outros tons de pele, precisa de tantos cuidados como as outras. Nossa pele é composta por pigmentos chamados de MELANINA que são células produtoras de pigmento, localizadas na camada mais superficial da pele.A melanina se desidrata facilmente nesta época do ano. Assim, é necessário dar especial atenção à fotoproteção e à hidratação para evitar queimaduras, manchas e dermatites.

Nossa pele devido a sua condição em casos de alta exposição solar, tem tendência a manchas. No corpo elas são geradas devido a desidratação e no rosto devido a hiperpigmentação inflamatória.

HIPERPGMENTAÇÃO INFLAMATORIA

Devido a casos onde a alta exposição pode causar câncer de pele nos casos mais graves e nos casos mais amenos começarem com as manchas, segue abaixo algumas verdades e mitos referentes proteção solar na pele negra.

Mitos e verdades

Pele negra necessita de menos cuidados no verão.

  • Mito. A pele negra, mesmo com uma presença maior de melanina, pode ser tão sensível quanto o fototipo claro, já que os melanócitos – células produtoras de pigmento localizadas na camada mais superficial da pele – se desidratam facilmente nesta época do ano. Assim, é necessário dar especial atenção à fotoproteção e à hidratação, para evitar queimaduras, manchas e dermatites.

Protetor solar é indispensável.

  • Verdade. Ter maior quantidade de melanina não significa que a pele negra está mais protegida que as demais, uma vez que o excesso de exposição ao sol sem o devido cuidado oferece os mesmos riscos. “O ideal é utilizar a partir do fator 15, mas nos horários em que a radiação estiver mais forte, o mínimo deve ser 30”, explica Adriana Benito, especialista em dermatologia estética e professora do Instituto Superior de Medicina e Dermatologia (ISMD).

Esta pele é mais suscetível a manchas nos dias quentes.

  • Verdade. Apresentar marcas é uma tendência natural da pele negra ao ser exposta demasiadamente ao sol, principalmente nesta época do ano quando os níveis dos raios ultravioleta são mais elevados. Mais comuns, as manchas esbranquiçadas aparecem principalmente no corpo, causadas pela desidratação. Já no rosto, há o risco de formação de manchas por hiperpigmentação inflamatória, devido à acne.

Pode-se usar apenas um cosmético para o rosto e o corpo.

  • Mito. Em nenhum momento os produtos devem ser os mesmos em diferentes áreas, pois o rosto tem uma tendência natural à oleosidade, enquanto o corpo costuma apresentar textura mais seca. Portanto, os cosméticos devem ser específicos e os cuidados corporais devem envolver hidratação intensa após o banho, que não deve ser feito com água quente e nem com sabonetes muito abrasivos para não estimular o ressecamento.

No verão, a hidratação da pele negra precisa ser diária.

  • Verdade. O sol forte e constante tende a ressecar e causar manchas na cútis, por isso a hidratação deve receber especial atenção, principalmente nos dias em que se tomou muito banho de sol. Para passar ilesa pelo verão, a pele deve ser hidratada diariamente, após o banho, com cosméticos de hidratação profunda.

 

  • PURA VERDADE 

Apesar da crença de que a pele negra está imune aos efeitos nocivos do sol, ela precisa dos mesmos cuidados empregados nos fototipos mais claros. Na ritual de beleza, o protetor solar é um item indispensável e deve ser aplicado mesmo com a incidência mais baixa de radiação. É necessário, ainda, prestar atenção na hidratação, pois a deficiência de ativos pode causar manchas esbranquiçadas, devido à falta de nutrientes capazes de recuperar a agressão provocada pelo sol.

Gostaram  da matéria? E vocês, como fazem para cuidar da sua pele nesta época do ano? Deixem aqui seus comentários.

Beijos da Cris!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s